O fim do Pai Natal

24 06 2007

Socrates as SantaAté há poucos anos ainda tinha a crença de que os políticos existiam para salvaguardar os interesses do povo. Pensava que a sua existência se devia a isso: à protecção de quem os colocou no poder. Acreditava que esse poder seria usado para intervir num estado social, na protecção dum Portugal justo, solidário, na defesa da educação para todos, na saúde global, no apoio aos trabalhadores e nos seus postos de trabalho e principalmente na obrigação de seriedade nas suas palavras e acções.

Tudo isso morreu, findou, afinal o Pai Natal não existe. O político é apenas um profissional da lábia, fala para puder garantir um estatuto ganhador no mundo político e não para representar quem o elegeu. Esses são relegados para último lugar nas suas intenções, guardados numa gaveta qualquer à espera de novas eleições para puderem servir de justificação à sua eterna busca pelo poder.

O afastamento do povo em relação à política não se deve ao seu desinteresse mas sim ao reconhecimento de nada puderem fazer para mudar este estado de coisas. As eleições transformaram-se num jogo de vaidades onde se promete o que os eleitores querem ouvir para depois fazerem exactamente o contrário. Acreditar numa campanha eleitoral é continuar a acreditar no Pai Natal. Esse espaço deixou de ter lugar para pessoas sérias porque não tem espaço para concorrência leal.

Assim sendo, nas próximas eleições não poderei ler nas promessas que fazem uma intenção futura, serei obrigado a reflectir entre nada e nada para escolher o próximo governo e isso preocupa-me porque me sinto impotente e sem peso nas decisões dum futuro português.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: