Tabaco de novo

26 06 2007

Hoje diverti-me imenso a ver o “Opinião Publica” na SIC Noticias. O programa de hoje era sobre o combate ao tabagismo e quase todas as opiniões foram representadas por testemunhos de gente que conseguiu deixar de fumar. Não é que critique quem não fuma, como também não critico quem o faz. Sou totalmente contra a que se fume em restaurantes mas acho perfeitamente natural que bares e discotecas sejam espaços totalmente aceitáveis.

Hoje em dia parece-me que o politicamente correcto de se estar contra o tabaco leva a que se criem opiniões fundamentalistas em relação a este assunto. O fumador quase parece um criminoso que deveria apenas fumar às escondidas. A preocupação sobre a saúde encontrou no tabaco um bode expiatório e de repente tudo o mais é secundário, apenas o tabaco representa o mau da fita.
Quando se começa também a perseguir o álcool?

Portugal é o país que mais bebidas alcoólicas consome, originando gastos em saúde, em mortes, em danos materiais e mesmo assim promove-se a bebida. Não é o álcool que afecta mais a saúde mental de quem o consome? Podendo, em casos graves, afectar as pessoas á sua volta devido a ataques violentos provocados pelo excesso do álcool ou acidentes de viação? Então? Porque não perseguem os consumidores de bebidas alcoólicas? Proíbam o consumo de álcool nos restaurantes, bares, discotecas e todos os demais espaços públicos. Coloquem rótulos mórbidos nas garrafas que mostrem acidentes de viação ou gente com cirroses terminais.

E já agora, coloquem à volta dos automóveis autocolantes a identificar o resultado de possíveis poluições. Pintem as chaminés das fábricas com símbolos de perigo, alertando a população para a perigosidade de estarem próximos.

Sinceramente, acho que todo o exagero é lamentável, seja no consumo como na sua limitação e proibições. Em último caso será sempre o consumidor a decidir se quer ou não morrer saudável.


Ações

Information

One response

31 07 2007
Luis

ainda vai haver perseguição aos Obesos, aos Magricelas, aos Bronzeados… tudo em nome do “saude perfeita”. Curisosamente a maioria desta gente, pratica a arte de fumar e beber… Viva o “Binhu” e o Tabaco… Fume e beba moderamente..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: