Microsoft apresenta: Live Folders

28 06 2007

O que antigamente era apenas um rumor chegou hoje a alguns poucos utilizadores em forma de versão beta.

Live Folders é um espaço de armazenamento de ficheiros oferecido pela Microsoft seguindo a ideia do conjunto de ofertas Live. Live Folders está limitado a utilizadores dos Estados Unidos (segundo parece, já que me obrigou a mudar o “Formato” nas “Opções regionais e de idioma” para esse país de forma a conseguir ter acesso). Utilizadores de outros países apenas vêm uma mensagem a informar que o serviço ainda não se encontra disponível no seu idioma.

Live Folders está a oferecer um espaço de 500mb e funciona como um disco virtual com pastas e subpastas. A página principal apresenta três espaços distintos, um espaço pessoal para armazenamento de documentos a que só o utilizador tem acesso, um espaço partilhado, permitindo ao utilizador seleccionar os contactos do Messenger com acesso a essa área e ainda um espaço público.
O armazenamento de documentos é feito da mesma forma que nos outros sites, apresenta campos com um botão de procura local e os arquivos são descarregados até um máximo de 5 em simultâneo.

Live Folders tem vindo a ser falado em fóruns de discussão e a sua integração com o Windows Vista como disco virtual tem sido uma das ideias mais discutidas. A ideia de se ter um espaço remoto a que se pudesse recorrer para armazenar documentos que pudessem depois ser usados em outras máquinas seria uma boa alternativa aos cds, cartões de memória ou disquetes, para quem é obrigado a fazer constantes cópias de forma a trabalhar em vários locais.

No entanto, ultimamente a Microsoft não tem primado por ideias inovadoras a nível de integração. O Windows Vista foi colocado no mercado sem qualquer aproveitamento dos serviços Live que tantas vezes publicitaram. O próprio Windows Mail que acompanha esse sistema operativo não consegue aceder à conta do Live Mail, contrariamente ao seu predecessor Outlook Express e a Microsoft aconselha a que se use o Windows Live Mail com a intenção futura de vir a substituir o programa de mail do Vista. Live Contacts, o serviço de armazenamento de contactos online da Microsoft e que é usado em todos os produtos Live, inclusivamente no Live Messenger, também foi esquecido no Vista e só com alguns truques é que se consegue aproveitar para o “Contactos do Windows”.

Neste momento o serviço Live Folders não se afigura inovador, existindo já outras empresas a fornecerem mais que 500mb e sem qualquer integração com o Windows é apenas mais um entre iguais.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: